domingo, 22 de abril de 2018

A vida de um cara que era a piada da escola

Então chega um dia em que você descobre que ser um idiota até que é divertido...fala sério, como é que você ia aparecer se o valentão da turma não te humilhasse publicamente?


Você estava lá (naquela época ainda tentava passar despercebido) andando colado junto à parede tentando mimetizar uma sombra... Ali perto vinha a Desejada da escola e ao redor aquela nuvem de moscas varejeiras- sabe?- as candidatas a rainha da futilidade. O que você não daria para por as mãos em pelo menos uma só daquelas pequenas do exército das varejeiras! De fato na época você não era muito exigente, mas quem seria a louca para querer algo com você e ser eleita a Miss Dumber do ano? 

Nisso o Valentão pôs os olhos em você- droga!- você pensou, mas era tarde. Ele deu aquele sorrisinho sarcástico e soprou a mecha a la Superman dos olhos. E você só pensando nos gibis que trazia na bolsa, uma edição novíssima da família Halley, número 1 dos "novos heróis do espaço". Puxa, com essa sem querer entreguei que estamos em 1985...

Você quase sentiu o vácuo que se formou quando a Desejada deu aquele suspiro extasiado de lady romana nas arquibancadas do Coliseu adivinhando um novo sacrifício à sua real divindade. 

Enquanto ele caminha na sua direção, todos começaram a sair de perto, você bem que tentou se esconder atrás de uma sardentinha que passava por ali, mas ela te deu um cotovelada que te deixou sem ar.

Você olhou ao redor, desesperado, mas só encontrou medo e expectativa. Medo de apanhar também e expectativa de ver uma boa surra- naquele tempo ainda era interessante quando você apanhava. Tempos depois você precisava implorar por uma surrinha, um chutão, um pisão no pé e quando muito dois ou três assistiam.

Apesar de tudo, seu coração estava a mil e você suava em bicas, você não conseguiu desviar os olhos da Desejada, aqueles olhinhos azuis que pareciam duas perolazinhas flutuando num mar de perfume. Olhinhos ansiosos.

Ele te pegou pelo colarinho e te fez ficar na ponta dos pés, sua bolsa caiu e espalhou seu material pelo chão. Ela não tinha fecho. Caíram cadernos, a revista da família Halley, dois Tex, e uma revistinha dos tempos "pré-pornografia a um toque" desenhada pelo Carlos Zéfiro. Revistinha que evaporou num segundo indo alimentar as fantasias de outro onanista solitário...

Nossa rainha da futilidade pegou seu garanhão pelo braço e sorrindo pediu: "Não bate nesse idiota não fulano". O valentão continuou a te apertar o colarinho, você estava quase sem ar, mas não conseguia desviar os olhos das pérolas azuis. Nosso valentão atalhou: "Mas fulana, esse zé aí não desgruda os olhos de você e olha o tipo de coisa que ele carrega na bolsa"- ( procurou com os olhos o Carlos Zéfiro, evaporara)-" sumiu, mas era revista de sacanagem, vai saber o que esse safado fica fazendo sozinho, sei lá, vai que ele fica pensando em você".

A princesa resgatada olhou para você indignada, "Seu Porco!", gritou e mandou-lhe uma cusparada na fuça. Você ficou tonto sentindo a saliva dela, deliciosa, no seu rosto, foi o mais próximo que você chegou do céu...

Todo mundo estava rindo e você começou a sentir vergonha, solidão...Mas o valentão não parecia estar rindo, ele continuava te segurando pela gola, suas pernas tremiam de ficar naquela posição e você começou a sentir que seu estômago estava querendo sair pela boca. Então você sentiu uma coisa quentinha descendo pelas pernas, ah delícia, pensou. Mas alguém gritou "olha, o cara tá se mijando inteiro!".

Nosso Valentão te olhou com uma cara de nojo daquelas, você tentou sorrir, mas nesse momento o mundo explodiu, ou melhor, seu estômago explodiu e mandou na cara do sujeito os dois cachorros quentes com duas vinas cada que você tinha comido fazia uns quinze minutos, e a coca, e a paçoquinha, e uma coisa verde, amarga e azeda ao mesmo tempo...

Pior é que ele abriu a boca na hora do susto...Ele te jogou no chão e saiu doido em direção ao banheiro. Outras três pessoas vomitaram vendo a cena, uma delas foi nossa desejadinha de olhos celestes.

Logo chegou o Inspetor de Alunos. Ele te levou ao banheiro e depois à sala da diretora. Você não sentia nada, aliás, estava até muito bem, mas achou melhor simular que estava mal, nisso você era muito bom. Te levaram ao médico, ele disse que você tinha uma intoxicação alimentar e te mandou ficar em casa por dois dias. 

Por uma semana você foi o rei da escola, nosso valentão fazia uma cara de nojo ao olhar para você e não chegava perto, mas logo ele "melhorou" e te acertou a cara te deixando com um olho roxo. 

O tempo passou, você continuou sendo o idiota da escola, o esquisito, o cara que não era bom em nada, mas que tinha notas incrivelmente boas e um raciocínio que espanta alguns professores mais atentos.

Continuava apanhando de vez em quando, colecionava hematomas e dentes quebrados. Conseguiu um ou dois amigos, tão "bons e especiais" quanto você.

O tempo passou e você foi p'ra faculdade, engenharia eletrônica.

Nosso valentão não passou do médio, mas casou com a inDesejada, tiveram três filhos. Ele arrumou um emprego de ajudante de motorista na empresa em que você trabalhava. As vezes não vinha trabalhar, quando vinha rescendia a álcool. 

Um dia você soube que ele fora morto numa briga de bar, e ficou pensando em como a Desejada estava. Conseguiu o endereço deles, um lugar barra pesada da cidade, e foi até lá. 

Em frente à casa, você notou as janelas quebradas, uma menina de uns sete anos brincava junto com dois outros meninos. Devia ser filha da Fulana, os mesmos olhos da cor dos sonhos...

Uma mulher veio até porta, trazia um lenço na cabeça, parecia ter dez anos a mais do que realmente tinha, mas você logo reconheceu aqueles olhos sonhadores. Você emudeceu por um segundo pensando em tudo o que não foi, o que poderia ter sido.

Você olhou ao redor, eram muito pobres e teriam tempos difíceis pela frente.

Ela perguntou se podia ajudar, você disse que era amigo do esposo, que ouvira o que aconteceu, ela baixou os olhos e soluçou baixinho. Você tirou um pacote do bolso, eram as suas economias de dois anos, algo que você guardava sem saber ao certo por quê. Deu o pacote para ela e virou-se saindo em seguida. Você ouviu ela dizendo algo, mas não se virou. 

É, você era um idiota, e estava agradecido por isso, por não ter vindo ao mundo cheio de facilidades....

Nenhum comentário:

Postar um comentário