quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Sobre ser Crítico

Ter senso crítico não significa colocar-se sempre contra tudo e todos. O senso crítico é algo que deve ser desenvolvido pelo estudo e observação do mundo ao redor. Uma pessoa com senso crítico desenvolvido não se coloca como portadora da verdade, mas como alguém que analisa aquilo que recebe, ou mesmo aquilo que produz.
Ter senso crítico não significa emitir sempre opiniões críticas. Ele é uma ferramenta de compreensão do homem para si. Mas às vezes a pessoa decide se manifestar.
Quem critica aquilo que não conhece, ou que conhece muito superficialmente, ainda é escravo da sua própria ignorância. Existem coisas que podem ser criticadas no primeiro contato, pois não demandam conhecimento mais aprofundado. Mas é sempre bom respirar antes de emitir a opinião.
Uma crítica imperfeita é aquela que não traz junto uma solução. É fácil demais apontar o dedo, mas fazer melhor não é tão simples assim.
A melhor crítica será sempre a ponderada, aquela que primeiro imergiu no conhecimento que pretende analisar. Aquela que soube ver pelos olhos do seu contrário e sentir pelo seu coração. Logo, uma crítica adequada sempre carrega um tanto de empatia.
A melhor crítica concentra seu esforço na coisa criticada, e, se não for esse o caso, evita criticar quem carrega tal ideia.
Só em casos extremos ela é virulenta, e apenas aí sua força é endereçada à pessoa, pois não se trata de combater ideias, mas indivíduos que usam ideias apenas como subterfúgios.
A crítica não é a coroa do crítico, é apenas a capacidade que ele tem de comparar ativamente o que está diante de si com o que existe dentro de si. um crítico razoável nunca será uma pessoa vazia, e muito menos apressada.
A melhor crítica é aquela que ganha uma consciência, e passa tão despercebida que nem se cogita que houve mesmo uma crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário