sábado, 21 de maio de 2016

Sobre Sistemas Fechados de Pensamento



Sobre sistemas de pensamento "fechados" e de como muito da militância, dita, intelectual não passa de massa amestrada.

Quando você pensa os acontecimentos (os e não nos) há duas coisas aqui. Os fatos em si e as hipóteses que você cria para explicar esses fatos. Todo sistema que aborda questões sociais é assim.
Existem muitos "sistemas intelectuais" ao nosso redor, influindo na nossa vida, mesmo que nós não tenhamos consciência deles. Esses sistemas são explicações particulares dos fatos do mundo.
O que você faz diante de um conjunto de explicações? Você rejeita, acata ou "limita criticamente", que é uma aplicação razoável das primeiras duas opções.
O problema é que certos sistemas funcionam como parede ideológica. Ou seja, embora sejam abordagens coerentes com aspectos da realidade e tenham potencial para "dar conta" de explicar alguns de seus mecanismos, eles se colocam como explicações completas e inalteráveis dessa realidade.
Explicando em miúdos, não permitem que você se volte criticamente para eles. Essa "liberdade" fica sempre restrita aos "outros", aos opositores do sistema. E sendo "opositores" eles não podem estar certos nunca.
Esses sistemas fechados são armadilhas intelectuais e formadores de "forças ideológicas" que não são fundamentadas em "valores humanos".
E por quê? Porque NENHUM sistema de pensamento que pretende analisar a realidade social humana é COMPLETO e DEFINITIVO. A realidade social humana não é definitiva, quem dirá um sistema de explicações sobre ela.
Essa é minha maior crítica aos "ISMOS" da nova militância social. Não é uma negação dos FATOS que eles se propõe explicar, mas de sua incapacidade de criticar seus próprios pensamentos.
Então pense em si mesmo, você consegue analisar criticamente as ideias que recebeu ou acatou INTEGRALMENTE esse sistema sem possibilidade de mudança?
O sistema em si permite essa avaliação crítica ou considera que isso é coisa da "oposição" (do sistema)?
Pois é, quase 100% das pessoas que vejo defendendo alguns desses "ismos" age assim, pois receberam um tipo de fé e não um sistema complexo de explicações transitórias. Esses grupos se aproximam muito mais de facções religiosas fundamentalistas que de intelectualidade coerente.
Quando você questiona as explicações, eles entendem que você está questionando os fatos sociais que deram origem a essas explicações, pois foram "amestrados" a ponto de não conseguir ver o mundo sem a lente de seus doutrinadores. A explicação passa a ser a realidade.
Eles não debatem, racionalizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário