sábado, 14 de maio de 2016

Sentido para a Vida


                     Perguntaram ao Frei Beto* qual o sentido da vida. Ele respondeu que o sentido da vida era dar um sentido à vida. Pensando nessa afirmação dele eu correlacionei as ideias que seguem para MIM MESMO.
                            
                             "Dar um sentido" pode sugerir significado ou direção.

-SIGNIFICADO implica em interpretar de modo positivo, avaliar simbolicamente os padrões mentais e de correlação social que nos envolvem e criar, a partir disso, uma "ambiência psicológica" de segurança e conforto.


-DIREÇÃO é apontar uma meta. Estabelecer o alvo para onde nossos esforços devem nos levar. A famosa frase do Gato de Cheshire em Alice no País das Maravilhas define bem esse quase dilema da vida, "se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve".

                             "Dar um sentido à vida" tem um caráter quase paradoxal, pois envolve, em nossa realidade íntima, duas relações aparentemente opostas. O significado que é algo "estático", no sentido em que nos ajuda a ter UM LUGAR NO MUNDO. A direção, por outro lado, é "cinética", pois tudo ao nosso redor, e nós mesmos, está em constante mudança pelo movimento característico da existência, da vida. Você imprime um movimento à sua vida ou é levado por qualquer força que se apresente.
É preciso dar sentido à vida.

* Programa Mamilos 67, "Profissão de fé": http://goo.gl/VjxKGf

Nenhum comentário:

Postar um comentário