segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A Confusão

"Não há limites para o que intentamos fazer, exceto a nossa capacidade de entender uns aos outros"!
Um dia eu li um texto lá na Bíblia que me fez pensar. Foi naquele episódio sobre a Torre de Babel (Gênesis 11). Os homens começaram a fazer o ziggurat, que é o nome desse tipo de construção na antiga Mesopotâmia, e Deus vendo aquilo disse para si mesmo "agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer" (versículo 6). O modo achado por YHWH (que alguns chama de "Jeová) foi confundir as línguas.

Nem quero entrar muito nas questões "mito-teológicas", mas há um jogo de palavras ali, o nome "Babel" soa semelhante a "confusão" em hebraico, mas em acadiano significava "portão de deus", tendo, inclusive, um análogo na mitologia suméria.
O curioso é que a divindade entendeu que aquele tipo de união de esforços implicava numa espécie de "evolução irrestrita do tecido social", ou algo assim.
E é verdade que quando os homens se unem, em qualquer época, com intenções benéficas ou não, uma série de dificuldades são vencidas. Na verdade, mesmo quando somos desunidos, como no caso das guerras, ainda conseguimos criar uma série de coisas interessantes. As disputas tem lá seu quinhão na evolução tecnológica. Mesmo assim existe alguns ideal de união, nem que seja no grupo.
Mas existe uma pedra no meio do caminho, a mesma do relato bíblico, que é a nossa capacidade de entendermos uns aos outros. Se no texto o veículo foi a diversidade linguística, hoje são as "ideias", os ideais forjados a ferro e fogo tais que, em alguns casos, nos impedem até de avaliar a realidade que nos cerca.
Sim, o texto estava certo, quando nos unimos não há limites para o que podemos fazer. Entretanto o fantasma da "incompreensão mútua", da falta de empatia, da incapacidade de ir além das formulações teóricas que aceitamos como verdades "absolutizadas", sempre nos lançará no atoleiro da confusão!
Não há limites para o que intentamos fazer, exceto a nossa capacidade de entender uns aos outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário