Você acha que antes de Colombo os europeus não estiveram no
novo mundo? Engano. Antes deles houve uma colônia viking em L’ Anse Aux Meadows,
no Canadá. Descobertas arqueológicas comprovaram esse fato conhecidos apenas
pelas sagas vikings.
Esse conto fala sobre isso, sobre a destruição dessa
colônia. Esse é o terceiro conto “exótico “ que escrevo, espero que gostem.
Você acha que antes de Colombo outros europeus não estiveram no novo mundo? Engano. Antes deles houve uma colônia viking em L’ Anse Aux Meadows, no Canadá. Descobertas arqueológicas comprovaram esse fato conhecido apenas pelas sagas vikings.
Esse conto fala sobre isso, sobre a destruição dessa colônia.
O último guerreiro de Vinland.
Rodrik, o bardo, apoiou a mão ensanguentada na flecha cravada em seu peito. Ele tinha um rolo de pano entre seus dentes. Forçou a seta para baixo. A dor era excruciante. Quebrou a uma polegada de sua pele. Rodrik caiu sobre seus joelhos quase perdendo a consciência. Pensou ter ouvido o canto de morte das Valquírias.
Rodrik, o sonhador, esperava o Valhalla em Vinland, a Terra Nova. Ouvira das aventuras de Leif Eriksson, o filho navegador de Erik, o Ruivo. Erik, o matador de Gigantes do Gelo, um guerreiro tão magnífico quanto Ragnar Lodbrok!
Rodrik subiu no Drakkar ansioso pela terra das videiras. Deixou as terras de Greenland rumo a uma nova vida onde seria mais que um contador de histórias, um sonhador. Talvez, sonhou naquele dia, virasse fazendeiro. Faria seu próprio vinho, um vinho digno do grande Heimdall, o guerreiro que guarda a Bifrost no portal da bela Asgard! Escolheria uma mulher e teria muitos filhos. Seu primogênito se chamaria Thor, em homenagem ao guerreiro do grande Mjolnir, o martelo dos Deuses! Thor Rodriksson!
Mas a vida em Vinland não era tão fácil como nas histórias do mar. Eles eram poucos em Leifbusdir, sua vila em Vinland, e havia os Skraelings. Seres dignos de Hella e de seu pai imortal Loki!
Há três semanas eles se defendiam como podiam. Parte dos homens havia tomado o caminho do mar junto com Leif. Os que ficaram estavam sob as ordens de Thorvald Eriksson, irmão de Leif. Numa noite vieram os Skraelings em levas de svartálfar e gritos horrendos. A própria Yggdrasil pareceu tremer aquela noite e Rodrik acreditou que o Ragnarok chegara, buscou nos céus as escamas de Jormungand.
Thorvald tombou ao seu lado trespassado por uma seta infernal. A escuridão parecia ganhar vida e os skraelings eram como sombras diabólicas por todos os lados. Havia fogo e mulheres gritando. Ao amanhecer um terço dos habitantes de Leifbusdir havia encontrado o abraço mortal de Hella.
E vieram outras noites.
O sol ia nascendo nos campos de Vinland. Os últimos três homens estavam mortos. Uma nuvem de moscas zumbia ao redor dos corpos em decomposição. Rodrik sabia que logo encontraria seus companheiros. Seus lábios secos estavam partidos pela febre e os longos cabelos vermelhos emplastrados pelo sangue coagulado. Num jarro meio partido Rodrik encontrou algum vinho, o vinho amaldiçoado de Vinland. Ele ergueu uma taça em direção a Asgard e derramou parte no solo numa libação aos deuses. Rodrik ouviu os gritos infernais, sua hora estava chegando. Como um guerreiro ele seria levado pelas Valquírias! Ele não era mais Rodrik, o Bardo. Era Rodrik Thorisson, o guerreiro! Rodrik sorriu e sentiu alegria como nunca antes. Morreria como um verdadeiro Viking, como um homem!
A tarde veio. Uma flecha em chamas atingiu o solo aos pés de Rodrik. Então ele viu o guerreiro vestido de couro cru, com tranças e penas na cabeça. A grande espada cortou o espaço e a cabeça com um grito horrendo congelado nos lábios voou pelos ares. Rodrik ajeitou a pele de urso que trazia sobre as costas. Várias setas passavam ao seu lado. Ele corria em direção aos seus inimigos. Ele estava queimando. Duas flechas o atingiram. Agora estava entre eles, um demônio entre demônios. Sua espada cortava o ar e carne.
“Eu sou Rodrik! Rodrik Thorisson!”
O brado do último guerreiro de Leifbusdir ecoou pela noite de Vinland. Então veio o silêncio.
Glossário
Asgard= Morada dos deuses nórdicos.
Bifrost= ponte do arco íris que liga Miggard, a Terra, com Asgard.
Drakkar= Barco Viking;
Heimdall= deus porteiro de Asgard;
Hella= deusa do mundo inferior. Daí vem Hell em inglês, inferno.
Mjolnir: martelo de Thor.
Ragnarok= Apocalipse nórdico;
Skraeling= indígena americano.
Svartálfar= ou dökkálfar, Elfos Negros.
Vinland= América (Canadá)
Vinland= América (Canadá)
Yggdrasil= árvore-universo que liga os mundos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário