sábado, 22 de junho de 2019

Sobre meu sistema moral - Um poema.

Nos meus sonhos de infância eu aprendi
A desejar um estado concreto, ideal, nos valores dos meus heróis
Foi tardia a influência dos iconoclastas e dos que
Acendiam um fogo mortal contra a moral
Nunca cheguei àquele estado de santidade
Sanctus est e tudo o mais caminha a passos largos para a maldade
Na estrada da vida adulta aprendi que a moral se distende
No discurso e o valor tal qual em tudo é relativizado
Sejamos justos com os nossos
Sejamos honestos na nossa desonestidade
Há um grupo que nem de moral fala, porque tem horror
De toda qualidade individual, embora pregue
Na mesma ladainha hipócrita o valor
De cada membro da humanidade
Um outro, com voz altiva, clama pelas ruas sua justiça
Também um tanto relativizada
Não me acusem de confundir moral com sistema de valores
Para mim é tudo igual, um é a força e outro sua manifestação.
Já que cresci sou obrigado a reconhecer que meu herói era um sarcófago kantiano
Tão distante do humano normal quanto o oceano do vácuo sideral
Mas o valor, meus amigos, esse é escolha e como bússola é sempre bom
Se vamos relativizar, relativizemos a mão pesada, sabendo
Que mais vale um ser humano que qualquer sistema de moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário