terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

SEGURANÇA PÚBLICA E A TAXA DE HOMICÍDIOS

No mundo todo, a violência é medida pela taxa* de homicídios. Faz sentido. Um ambiente com muitos homicídios interfere na forma como as pessoas "sentem" a segurança pública. Ambiente seguro, menos homicídios.
Entretanto uma taxa de homicídios baixa não implica necessariamente em um número baixo na percepção de segurança. Explico. Essa taxa não leva em conta o número de furtos e roubos. E estes tipos de crimes são os que mais interferem na sensação de um ambiente seguro ou não. Existem outros indicadores em que esses números são levados em conta pelas autoridades para "medir" se trabalho, porém nem todo crime é denunciado à polícia.
Por outro lado, o homicídio é um crime "aleatório". A maior parte dos homicídios está ligada ao tráfico de drogas, seja por dívidas, seja por conflito entre grupos rivais que lutam pelo controle de determinadas áreas. Nesse sentido, por mais paradoxal que isso pareça, ações mais efetivas da polícia para desbaratar o tráfico de drogas costumam AUMENTAR OS ÍNDICES DE HOMICÍDIOS naquela região. Isso acontece pelos vácuos de poder causados pela prisão de lideranças locais. Quando isso acontece, grupos rivais invadem aquele território, ou elementos mais baixos na hierarquia começam a disputa pela liderança principal.
Autoridades também utilizam esses índices para dar uma impressão de mais efetividade no trabalho, quando não houve. Digamos que a taxa foi de 30 homicídios em determinado mês, mas que no ano seguinte a taxa foi de 27 no mesmo mês. Em números brutos foram três homicídios a menos, mas as autoridades vão falar "numa redução de 10%", embora não tenham feito absolutamente nada diferente de um ano para o outro. Talvez uma pesquisa mais criteriosa vá mostrar que naquele ano a polícia investiu menos na fiscalização, investigação e prisão de traficantes.
No casos dos crimes contra o patrimônio, as autoridades usam a velha tática de correr atrás do rabo. Explico. Estão ocorrendo muitos furtos e roubos numa região? Deslocamos o efetivo para lá. A presença policial logo diminui o numero de furtos e roubos NAQUELE LOCAL. Os criminosos simplesmente vão para outros locais, e a batata quente vai mudando de mãos. Tão logo o policiamento relaxe, os índices aumentam.
As soluções para esse problema vão muito além de colocar uma viatura em tal praça, ou aumentar o policiamento ao redor de universidades. Eles passam, principalmente, por investigação dos crimes, criminosos processados, questões sociais remediadas, e PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO na segurança pública por meio de conselhos de segurança, ações que dificultem a ação criminosa, relação de proximidade com os policiais de sua região, denunciando, etc.
Espero que isso te ajude a entender as dificuldades envolvidas e que você consiga cobrar ações mais efetivas das autoridades, além do aumento dos efetivos policiais. Lembre-se, a segurança pública também é seu dever.
________________________________________________________________________
*A taxa de homicídios é o número de mortes violentas por cem mil habitantes no período de um ano.

Para mais informações, consulte o Atlas da Violência 2016.

http://infogbucket.s3.amazonaws.com/arquivos/2016/03/22/atlas_da_violencia_2016.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário