terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Uma Tragicomédia na Seção de Limpeza

Você vai sozinho ao supermercado, "é só seguir a lista", diz ela. Mas você sabe que estará em ambiente hostil, numa relação desvantajosa para você. Você passa pelas seções de alimentos, "é só seguir a lista", as palavras reverberam na sua cabeça ao som de Another Brick In The Wall, "we dont need no thought control", mas apesar dos percalços, você consegue. Substitui uma coisa e outra, passa mais tempo do que desejava diante da gondola de bolachas, quase ouvindo um paulista dizer que são biscoitos. Mas é só seguir a lista. Lista detalhada, com marca, peso, cor da embalagem...Duas ou três ligações, e uma dúzia de mensagens.

Uma hora e meia, você suou, xingou o Dalai Lama, tentou encontrar motivações filosóficas...nada de Epicuro, aquilo exigia puro estoicismo! Você termina a parte de alimentos.

Então você vira a folha de papel, no alto o título daquela seção:  "Perfumaria e Limpeza". Você sabia que não ia ser fácil, que os alimentos foram mera preparação, treinamento, tortura levemente moderada. Mas nada te preparou para o que te espera. Umas dez mulheres estão diante das prateleiras, umas leem rótulos com expressões que variam entre o prazer e a desconfiança, se é que isso é possível. Outras comparam a estética das embalagens de dois produtos similares, mas todas, TODAS, abrem e cheiram os produtos!
Você leva uns segundos para entender a relação estética-olfativa diante dos seus olhos. Então engole a saliva, limpa o suor que escorre pelo rosto, e resignadamente procura a prateleira onde supostamente estará o primeiro item daquela seção de sua lista.
"É só seguir a lista" - claro, muito simples.
-VEJA, multi-ação, com cloro ativo, com toques de primavera, tira-limo, embalagem vermelha, tampa quadrada.
Então você percebe a cilada em que se meteu. Existem centenas de produtos com quase as mesmas características descritas, mas com milhares de pequenas variações de cheiro, cor, embalagem...
Pega um, mas é anti-mofo, um outro tem aroma cítrico, um terceiro possui ação bactericida contra uma bactéria específica que habita a parte superior da almofada do vaso sanitário, para a parte inferior existe um outro...
Depois de meia hora de busca você encontra algo. É um veja...multi-ação...cloro ativo...com toques de primavera...
Você está suando, fala sozinho, dá pequenos saltos diante da prateleira...As mulheres param de cheirar e pesar e olham de modo esquisito para você, um segurança te observa de longe.
...tira-limo...embalagem vermelha...
Isso, você está quase lá campeão! É como quando aprendeu a nadar, a coisa não pareceu tão difícil depois!
Então o mundo desaba e você começa a ouvir os cães infernais latindo. Um cogumelo nuclear sobe da sua cabeça e você desaba pesadamente no piso resplandecente do mercado...
A Tampa era arredondada!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário