domingo, 15 de janeiro de 2017

A Notação Linguística Universal

"As fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo" 

                                                                                         Wittgenstein


Um pequeno auditório.

"Existem muitos sistemas informacionais. A língua é um deles. A língua falada é composta de sons que unidos de certo modo arbitrário constituem um veículo por onde informação passa de uma pessoa a outra. A língua escrita representa aqueles sons com sinais visuais com a mesma finalidade".
O palestrante lança um olhar amplo sobre sua audiência, não parece que eles estejam interessados. O discurso, na verdade, é uma simplificação bastante superficial de questões amplamente estudadas.
"As línguas escritas comportam diversas particularidades que são intrínsecas ao modo como seus sistemas , suas gramáticas, seus modos de impressão foram constituídos. Alguns sistemas de escrita são silábicos, outros são ideográficos, outros tantos são fonéticos. Há maior ou menor aproveitamento de espaço, maior ou menor capacidade condensativa. Em geral as escritas utilizam bastante espaço porque não possuem todos os meios da linguagem, como os gestos, entonação, expressões faciais, etc. Mas de certo modo todas elas conseguem expressar bem o que poderia ser expresso apenas por meio dos sons da fala. Mas os sons da fala são, eles mesmos, um código. A realidade que expressam está na mente do falante. O leitor, portanto, recebe uma realidade que é mediada de uma outra mente por meio da escrita, que poderia, de outro modo, ter sido fornecida pela fala".
Pausa.
"Imaginemos, entretanto, um modelo de notação linguística que fosse o veículo direto do pensamento, da informação, sem a mediação da linguagem particular. Imaginemos ainda que esse sistema fosse bastante econômico com espaço, conduzindo a quantidade de informação expressa numa frase longa no espaço de um caractere. Imagine também que as nuances da frase possam ser calculadas e cada uma delas expressa por meio de pequenas variações no modelo caractere-frase. É certo que a linguagem ideográfica faz algo parecido. Mas imagine que alguém possa dominar esse modelo sem decorar milhares de símbolos diferentes. Imagine que as variações escritas sejam pequenas, como nosso símbolos numéricos, e que a sobreposição de traços distintos, cujo cálculo obedeça uma lógica implícita, implique em todos os significados possíveis. A música e a matemática já fazem isso. Uma pessoa não precisa conhecer a língua de quem escreveu uma equação ou uma peça musical, basta-lhe conhecer as regras dessas linguagens. Uma notação linguística seria semelhante. Ela talvez não fosse eficiente para poesia ou as nuances estilísticas de certo escritor. Seria uma ferramenta de informação e uma espécie de tradutor direto, pois quem escreve o faz pensando no seu idioma e quem lê o faz também de acordo com sua linguagem particular".
Uma matéria:
O sistema do Notação Linguística Universal do doutor **** já a ferramenta principal de universalização do conhecimento, ultrapassando em importância a popularização da internet.
Outra:
O matemático **** apresentou hoje um revolucionário método de cálculo utilizando os modelos formais da notação linguística universal. Segundo ele, o a utilização do modelo permite cálculos hoje impossíveis pelo sistema numérico. "É como fazer cálculos em dimensões infinitas simultaneamente"- explicou o matemático. A expectativa é de que o sistema seja aplicado em outros campos do conhecimento, especialmente a informática e a genética.
O doutor **** afirmou hoje que não criou o modelo NLU, mas que na verdade o descreveu. Essa descrição levou à descoberta de propriedades que têm íntima relação com a estrutura de tudo o que existe. Já é certo que a essência do universo é de natureza informacional. Espera-se a solução de alguns problemas da física moderna. O problema da descrição, dizem os especialistas, não estava no método, mas nas ferramentas matemáticas.
Futuro:
A NLU revolucionou as ciências. Hoje entendemos melhor alguns fenômenos universais, e a tecnologia resultante lançou a humanidade numa era dourada. Manipulamos as energias universais com segurança, e nossos engenhos cruzam diariamente o Sistema solar. A vida, manipulada em seu nível mais básico, foi estendida de modo quase inimaginável poucas décadas antes. A NLU não nos permitiu apenas conversar uns com os outros, ela nos deu meios de dialogar com a realidade abstrata do universo. Ela nos deu o Logos universal.
__________________________________________________

Isso é um conto, uma ideia louca. E, guardadas as devidas proporções, é o que fez a revolução da escrita para a humanidade. Será que uma ferramente "analógica" dessas poderia ter um efeito como aquele? Quem sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário